Endodontia

A polpa, é a parte de dentro do dente, por onde chega os vasos sanguíneos e terminações nervosas, que nutrem o dente, e respondem aos estímulos: Frio, Calor e as vezes “doces”.

Endodontia é a especialidade que trata doenças da polpa do dente , seus sistemas de canais radiculares e ramificações, através do que chama-se “Preparo endodôntico”, que é feito por meio da ação química de soluções irrigadoras e mecânica, através de instrumentos que, num primeiro momento, assemelham-se à agulhas, mas na verdade, são as chamadas Limas endodônticas, que moldam o canal e removem o tecido contaminado (matéria orgânica) de dentro dos condutos.

DOENÇAS DA POLPA

Existem algumas doenças, que acometem a polpa do dente, muitas vezes causando dor. Cada uma, tem seus sintomas e diagnóstico e tratamento específico.

O tratamento de canal, nos casos de pulpite, tem como finalidade eliminar a contaminação microbiana de todo o sistema do canal radicular, removendo micro organismos e detritos orgânicos provenientes da polpa infectada.

Os objetivos do tratamento de canal são:

  • Remover a polpa inflamada;
  • Aliviar a dor;
  • Remover qualquer infecção e evitar a sua propagação;
  • Devolver saúde ao dente, preservando-o de extração.
  •  

Os sistemas rotatórios, por sua vez, possibilitam a realização de tratamentos de canais radiculares atresiados (muito finos) , retos e/ou curvos de molares, de uma forma muito mais rápida do que se fazia em um passado recente.