Os implantes dentários são estruturas feitos em titânio ou cerâmica, que posicionados nos ossos maxilares através de procedimento cirúrgico, sob anestesia local. Eles servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese, contribuindo assim para a reabilitação de um ou mais dentes. Ou mesmo em casos em que o paciente faz uso de prótese total (ou dentadura) pode-se optar por próteses do tipo protocolo sobre implantes.
O Implante é basicamente uma “bucha” fixada ao osso, onde a prótese, posteriormente é fixada, seja cimentada ou parafusada, a depender de cada caso, conforme a avaliação do especialista.
Uma cirurgia de implantes, pode durar de 60 a 90 minutos, a variar conforme o local de instalação e a quantidade de pinos, que variam de formato e tamanho. Para planejar cada caso isto após uma avaliação minuciosa do especialista, através da avaliação clinica e exames de imagens, a cirurgia é planejada.
Compreende duas etapas:
Cirúrgica — nesta etapa do processo é feita a instalação dos implantes dentários, ou seja, apenas as estruturas de titânio são instaladas no tecido ósseo sob anestesia local. O tempo cirúrgico leva em torno de 30 a 90 minutos. No entanto, o tempo médio de cirurgia depende de inúmeros fatores, por exemplo:
A depender da estabilização primária obtida no momento de instalação do implante. É possível a instalação de prótese do tipo provisória: em resina ou acrílico em casos de implantes unitários., Ou exclusivamente em acrílico nos casos de prótese do tipo protocolo sobre implantes. Sendo assim, o paciente já sai da cirurgia com a estética e a função mantidas ou reestabelecidas.
A recuperação é simples, mas o paciente precisa seguir todos os cuidados pós operatórios.
Etapa Protética: Após o período de ósseo integração, (de 60 dias a 4 meses) em que o osso se recupera ao redor da prótese de titânio, é realizado moldagem ou escaneamento e, sequencialmente, a confecção das próteses em porcelana. Sugere-se que neste período, o paciente cuide da saúde bucal, e estabilize a cor dos seus dentes- caso tenha interesse em fazer clareamento dental, pois quando for realizada a escolha da cor para a prótese nova, ela tenha a cor relativa aos seus dentes naturais.
Em caso de próteses do tipo protocolo, uma barra metálica serve como “corpo intermediário” entre os implantes fixados ao osso e os dentes protéticos fixados ao acrílico. Finalmente, o protocolo sobre implante é colocado em posição e parafusado sobre os implantes dentários.
A taxa de sucesso dos implantes dentários, é hoje, em torno de 97%. e depende, em grande parte, da habilidade profissional escolhido, da saúde local e sistêmica do
paciente, e dos cuidados e manutenção do implante odontológico. É uma cirurgia segura, importante ressaltar, que para atingir sucesso no tratamento, é
imprescindível que o paciente siga todas as instruções do cuidados pós operatórios.
Fale conosco